REGULAMENTO DA XI OLIMPÍADA AMBIENTAL DE SERGIPE

postado em: Destaque, Sem categoria | 0

TEMA: “Soluções naturais para água: caminhos para construção de sociedades sustentáveis”.

 

INTRODUÇÃO

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), através da Superintendência de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental e da Coordenação de Educação Ambiental, no uso de suas atribuições e competências em conformidade com a Política Estadual de Educação Ambiental (Lei Nº 6.882 de 08 de abril de 2010) e a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA (Lei 9.795/99), garantindo o direito de todos à educação ambiental conforme Artigo 3º, que incumbe às atribuições do Estado: “I – ao Poder Público, nos termos dos arts. 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente”.

A SEMARH promove a XI Olimpíada Ambiental intitulada “Soluções naturais para água: caminhos para construção de sociedades sustentáveis”, trata-se de um Projeto de Educação Ambiental, que foi criado para o público estudantil e professores das escolas públicas e particulares do Estado de Sergipe, tendo como perspectiva motivar ações de caráter educativo, visando provocar a reflexão sobre as questões e problemáticas relacionadas ao meio ambiente sergipano, estimulando o aprender, conhecer, pesquisar, investigar e discutir as ações antrópicas, contribuindo para a construção de valores e de uma nova sensibilização e conscientização ambiental.

 

CAPÍTULO I – ABRANGÊNCIA

A abrangência para a participação na XI Olimpíada Ambiental será nos 75 municípios de Sergipe. Portanto, as atividades executadas inserem-se no âmbito estadual e deverão seguir as orientações metodológicas da Coordenação Geral da Olimpíada Ambiental e da Equipe Técnica da SEMARH.

 

OBJETIVOS

Art. 1 – Estimular os alunos dos ensinos infantil, fundamental menor, fundamental maior, ensino médio, curso técnico, ensino superior e tecnológico a refletirem de forma crítica e criativa o eixo temático “Soluções naturais para água: caminhos para construção de sociedades sustentáveis”, a fim de que desenvolvam habilidades e competências sobre o assunto, consolidando conhecimentos gerais acerca de questões e problemáticas ambientais do mundo atual.

 

Art. 2 – Valorizar o potencial criativo e cultural dos professores que já desenvolvem diariamente atividades inovadoras relacionadas ao cuidado com meio ambiente, para planejar e contribuir especificamente em ações relacionadas ao eixo temático “Soluções naturais para água: caminhos para construção de sociedades sustentáveis”, promovendo a valorização e a difusão do conhecimento artístico, científico e tecnológico, bem como contribuir com o processo de formação para a cidadania.

 

CAPÍTULO II – DOS PARTICIPANTES

 

Art. 1 – Poderão participar todos os alunos devidamente matriculados e professores em exercício da função das Redes Públicas (Municipal, Estadual e Federal) e Particulares do Estado de Sergipe, abrangendo todos os níveis e modalidades de ensino, desde que satisfaçam as condições previstas neste projeto.

 

CAPÍTULO III – DO CADASTRO E INSCRIÇÕES

 

Art. 1 – O Cadastro e a inscrição deverão ser realizados a partir do dia 06 de Junho de 2018 ao dia 31 de Julho de 2018 até as 18h, conforme o regulamento, através do site: www.olimpiadaambiental.se.gov.br fazendo o preenchimento do:

Cadastro, com o CPF de todos os alunos participantes nas modalidades de Artes e Produção de Texto, junto ao professor responsável pelo acompanhamento e orientação dos trabalhos, individual ou em grupo, que também deverá realizar o cadastro no site. Os professores que forem participar da categoria Projetos também deverão realizar o cadastro com CPF. A fim de ser realizado e finalizado o processo de cadastro e inscrição, os participantes deverão seguir todos os passos do sistema para conclusão dos mesmos.

O sistema emitirá a ficha de inscrição para o e-mail informado no cadastro. O Cadastro e Inscrição dos alunos deverão ser acompanhados pelos professores responsáveis pela orientação dos trabalhos nas instituições de ensino, respeitando rigorosamente o que está determinado no Regulamento da XI Olimpíada Ambiental.

 

Art. 2 – Na inscrição deverá conter: O número e data da inscrição gerados pelo sistema; o nome completo e número que consta no CPF; o número de telefone do aluno e de um responsável pelo aluno no caso de ser menor de idade; e-mail válido de todos os alunos e professores envolvidos que participarão apresentando os seus trabalhos e dos professores que acompanharão os alunos; a categoria; a modalidade e a subdivisão correspondente; o nome completo da Unidade de Ensino e telefone (se não tiver telefone na Unidade de Ensino, informar o número de um professor ou do diretor); o município da escola; e o nome completo do professor que acompanhará o aluno.

 

Art. 3- A participação em todo o processo será permitida através do preenchimento da ficha disponível no site: http://www.olimpiadaambiental.se.gov.br/, onde no máximo serão aceitas duas inscrições do aluno e do professor, que poderá ser em grupo e/ou individual.

 

Parágrafo 1º – O sistema irá permitir apenas 2 (dois) tipos de inscrição por participante, ou seja, 1 (uma) inscrição em grupo e 1 (uma) inscrição individual, para as modalidades escolhidas, sendo identificadas as 2 inscrições através do número do CPF. Serão anuladas as demais inscrições, caso ocorra.

 

Parágrafo 2º – Após a inscrição no site http://www.olimpiadaambiental.se.gov.br/ o sistema enviará para o e-mail cadastrado, a “Ficha de inscrição” para impressão. A ficha conterá na parte superior os dados descritos nos artigos 1 e 2 do capítulo III do projeto; na parte inferior, conterá o número da inscrição gerado pelo sistema, categoria, modalidade e subdivisão. O participante deverá levar a ficha de inscrição e apenas a parte inferior da ficha anexada ao trabalho no local de recebimento.

 

Parágrafo 3º: Havendo a necessidade de alteração nos dados informados durante o cadastro e inscrição, ou qualquer situação que a impeça e, o participante esteja atendendo ao que determina no regulamento, este deverá entrar em contato com a equipe de organização até a data do encerramento das inscrições através do e-mail: xiolimpiadaambiental@semarh.se.gov.br, como também através dos contatos telefônicos: (79)3249-4230/ 3249-4160/ 3179-7308/ 3179-7300, para que sejam tomadas as medidas cabíveis, respeitando o Regulamento.

 

Parágrafo 4º: É obrigatório o cadastro e inscrição de todos os alunos e professores até a data e horário informados neste capítulo. Na situação em que a inscrição não for identificada no site da XI Olimpíada Ambiental, não poderá ser apresentado qualquer que seja o trabalho, estando automaticamente desclassificado.

 

Parágrafo 5º: O cadastro e inscrição tornam o aluno e o educador participantes com trabalhos aptos a concorrerem em todas as etapas classificatórias. Haverá o sorteio de 02 (dois) notebooks, que será realizado no encerramento da Olimpíada para os alunos e professores cadastrados e inscritos presentes, como também, para os professores-orientadores que estiverem presentes no local do encerramento mediante apresentação de documento com foto, salientando que o ganhador do sorteio do 1º notebook não participará do sorteio do 2º notebook.

 

 

 

CAPÍTULO IV – DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS E PROFESSORES

 

Art. 1 – Os trabalhos dos alunos inscritos devem, obrigatoriamente, ser coordenados e orientados por um professor que será responsável pelo trabalho feito pelo aluno. Todos os trabalhos produzidos pelos alunos e professores deverão estar de acordo com o Tema da XI Olimpíada Ambiental – “Soluções naturais para água: Caminhos para construção de sociedades sustentáveis” conforme a categoria do aluno e do professor na modalidade escolhida por eles, de acordo com a divisão a seguir das Categorias e Modalidades.

 

Art. 2 – A XI Olimpíada Ambiental de Sergipe está dividida em 06 (seis) categorias, sendo 5 (cinco) para alunos e 1 (um) para professores e estabelece que:

 

I – Alunos do ensino Infantil, Ensino Fundamental Menor, Ensino Fundamental Maior, Ensino Médio (Científico e Técnico), Ensino Superior (Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico) – Nestas categorias serão considerados concorrentes aptos todos os alunos que estiverem regularmente matriculados no ano de 2018.

 

II- Professores – Nesta categoria serão considerados concorrentes aptos, todos os profissionais que estiverem em exercício no ano de 2018.

 

Art. 3 –A XI Olimpíada Ambiental de Sergipe apresenta 03 (três) modalidades, tendo como tema central “Soluções naturais para água: Caminhos para construção de sociedades sustentáveis” conforme suas subdivisões, determinadas da seguinte maneira:

 

Modalidade 1 – Arte: Os trabalhos devem ser confeccionados conforme o tema da XI Olimpíada Ambiental, escolhendo umas das subdivisões desta modalidade:

 

Pintura: Quadros com moldura ou armação em tecido, azulejo, madeira, cerâmica, papelão ou em papel com condições de exposição.

 

Escultura: Em material de aço, cerâmica, madeira, papelão, entre outros materiais que possam ser reciclados.

 

Cartaz: Mensagens, frases criativas feitas em cartolina, papel grosso, papelão ou outro tipo de papel semelhante em condições de exposição, podendo conter pintura e colagem.

 

Maquete: Papelão e outros materiais que possam ser reciclados, em condições de serem transportados sem precisar montagem.

 

Música: Gravação em vídeo com celular de música autoral ou paródia, com fundo de gravação instrumental ou instrumento ao vivo, utilizando os recursos de smartphones/instagram.

 

Parágrafo 1º – Os alunos do ensino infantil só poderão concorrer na modalidade I Arte, no trabalho especificado na subdivisão condizente com a categoria.

 

Parágrafo 2º – Não serão aceitos trabalhos feitos com isopor, pois este tipo de material não pode ser reciclado aqui no Estado de Sergipe.

 

Parágrafo 3º –  Para a subdivisão “música”, os inscritos deverão:

– Seguir a SEMARH no Instagram (@semarhsergipe);

– O período para postar e marcar a SEMARH será de 1º a 10 de agosto;

– Deixar o Instagram aberto no período de 1º a 31 de agosto;

– Os 10 mais curtidos irão passar pela avaliação da comissão julgadora;

– Constar na legenda o número de inscrição (sem identificação da escola);

– Caso a música seja em grupo, todos os integrantes deverão ser marcados e aparecerem no vídeo;

– O conteúdo musical está restrito ao tema da XI Olímpiada Ambiental. Portanto, será vetada automaticamente toda e qualquer publicação desvinculada ao tema;

– Está expressamente proibido: letras de apelo sexual, apologia à violência, crimes, bebidas alcoólicas e drogas, discriminação racial e de gênero, sendo desclassificadas conforme regulamento.

 

 

Modalidade II – Produção de Texto – Os trabalhos devem explorar qualquer uso e forma de acordo com o tema da XI Olimpíada Ambiental e de fácil entendimento, respeitando as normas gramaticais, concordância e ortografia, de acordo com as subdivisões abaixo, sendo aceitos nesta modalidade exclusivamente trabalhos em:

 

Redação – Dissertação/argumentação: Textos com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, que deverão ser entregues em 01(uma) cópia digitada ou em papel pautado com letra cursiva.

 

Poema: Textos com no máximo duas laudas, que deverá ser entregue em 01(uma) cópia digitada ou em folha de papel pautado com letra cursiva.

 

Literatura de Cordel: Modelo em livre escolha, que deverá ser entregue em 01 (uma) cópia digitada ou em folha de papel pautado com letra cursiva.

 

Quadrinhos: Livre formatação (manual ou digital) e entregar em 01 (uma) cópia.

 

Modalidade III – Projetos (categoria exclusiva dos professores) – Trabalhos de Educação Ambiental, novos ou em desenvolvimento, com no mínimo 6 e máximo 8 laudas, que tenham como objetivo apresentar estratégias pedagógicas que possam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem propondo a conscientização, sensibilização e ação socioambiental para construção de uma cidadania voltada para sustentabilidade, respeitando as normas da ABNT. Os trabalhos deverão ser entregues em 01(uma) cópia digitada.

 

Parágrafo 3º – Todos os trabalhos poderão ser apresentados de forma individual e/ou grupo, desde que sejam inéditos.

 

Parágrafo 4°: Só serão aceitos trabalhos em grupo com no mínimo 2 (dois) e no máximo 05 (cinco) alunos participantes da mesma categoria conforme especificado no artigo 2º de até no máximo 03 (três) de professores participantes. Acima desses quantitativos, serão automaticamente desclassificados.

 

CAPÍTULO V – DA PROMOÇÃO, ORGANIZAÇÃO E PARCERIAS

 

Art. 1 – A XI Olimpíada Ambiental de Sergipe é uma iniciativa do Governo do Estado e será promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), Federação das Escolas Particulares de Sergipe (FENEN-SE), demais Escolas Particulares, Secretarias Municipais de Educação, empresas públicas e privadas.

 

Art. 2 – A organização das competições está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, através da Comissão Organizadora da XI Olimpíada Ambiental.

 

CAPÍTULO VI – ETAPAS CLASSIFICATÓRIAS

 

Art. 1 – A XI Olimpíada Ambiental de Sergipe está dividida nas seguintes fases:

 

I – Seleção Local (Dentro da Escola) – A data dessa seleção será definida pela própria instituição de ensino. Nessa etapa a instituição irá escolher nas categorias os trabalhos em cada modalidade (dentro das suas subdivisões) e entregar no local a ser definido e divulgado no site: www.olimpiadadambiental.se.gov.br.

  1. Entre os dias 1º e 10 de Agosto de 2018 das 8h às 13h. Os trabalhos deverão ser entregues no local que será divulgado, conforme o parágrafo anterior.

 

II – Julgamento para a seleção dos classificados e dos vencedores – Será de 20 de Agosto a 31 de Agosto de 2018. Nesta etapa o julgamento ficará sob a responsabilidade dos integrantes da equipe julgadora escolhida pela Comissão Organizadora da XI Olimpíada Ambiental da SEMARH.

 

  1. a) A equipe julgadora fará a seleção dos 10 (dez) melhores trabalhos dos alunos, de acordo com cada categoria e modalidade. Serão escolhidos dentre os 10 classificados os 03 (três) melhores que serão os vencedores em 1º, 2º e 3º lugares, como também os 07 (sete) restantes que receberão a premiação conforme especificação no capítulo

 

  1. b) Fazemos a observação sobre a classificação dos 10 melhores de acordo com cada categoria e modalidade, citada no parágrafo anterior. Os quais poderão ser remanejados para receber a premiação junto a outra categoria de acordo com nível de ensino a nota de avaliação do seu trabalho que determinará a sua classificação.

 

  1. c) A equipe julgadora fará a seleção dos (03) três melhores projetos dos professores classificados no julgamento, com premiação de 1º, 2º e 3° lugar, conforme especificado no capítulo VII.

 

CAPÍTULO VII – DA ENTREGA DOS TRABALHOS E PREMIAÇÕES

 

Art. 1 – Todos os trabalhos produzidos deverão ser entregues no local que será divulgado no site, a partir do dia 1º a 10 de agosto das 8h às 13h. Após a data final de recebimento dos trabalhos, não serão aceitos trabalhos obedecendo rigorosamente às exigências dos capítulos II, III e IV.

 

Art. 2 – As subdivisões da Modalidade I (ARTE), serão escolhidos para premiação conforme especificação a seguir:

 

Parágrafo 1º: Serão escolhidos pela equipe julgadora os 10(dez) melhores trabalhos entre as subdivisões: Pintura, Escultura, Cartaz, Maquete e Música para a classificação inicial, dentre os 10 classificados serão escolhidos os 03 (três) melhores trabalhos que receberão as premiações de 1º, 2º e 3º lugares em caderneta de poupança para os alunos vencedores e um troféu para instituição de ensino, os outros 07 (sete) classificados receberão uma medalha cada pela participação e uma entrada no Oceanário de Aracaju.

 

Art. 3 – As subdivisões da Modalidade II (PRODUÇÃO DE TEXTO) serão escolhidas para premiação conforme especificação a seguir:

 

Parágrafo 1º: Serão escolhidos pela equipe julgadora os 10(dez) melhores trabalhos entre as subdivisões: Redação, Poema, Quadrinhos e Literatura de Cordel para a classificação inicial. Dentre os 10 classificados serão escolhidos os 03 (três) melhores trabalhos que receberão as premiações de 1º, 2º e 3º lugares em caderneta de poupança para os alunos vencedores e um troféu para instituição de ensino, os outros 07 (sete) classificados receberão uma medalha cada pela participação e uma entrada no Oceanário de Aracaju.

 

Art. 4 – Na Modalidade III (PROJETOS) exclusiva para Professores, foi definido para a premiação, conforme especificação a seguir:

 

Parágrafo 1º: Serão escolhidos pela equipe julgadora os 03 (três) melhores projetos para a classificação inicial, desses 03 (três) classificados será escolhido 01 (um) melhor projeto que receberá a premiação de um notebook e um troféu, sendo que os outros 02 (dois) projetos restantes receberão uma medalha e uma caderneta de poupança cada.

 

Parágrafo Único: Nos trabalhos em que o grupo for vencedor, deverá ser escolhido entre os componentes um único integrante que ficará responsável por passar todas as informações necessárias para receber a premiação da caderneta de poupança para a Comissão da XI Olimpíada Ambiental, sendo que este integrante ficará responsável para repassar para os demais do seu grupo a divisão do valor da premiação.

 

CAPÍTULO VIII – DAS COMISSÕES JULGADORAS (INSTITUIÇÃO DE ENSINO E A INSTITUÍDA PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA XI OLIMPÍADA AMBIENTAL)

 

Art. 1 – Para efeito de julgamento dos trabalhos apresentados em todas as modalidades e categorias, a Comissão Julgadora da instituição de ensino analisará a capacidade de expressão e clareza das ideias e dos argumentos, valorizando os trabalhos redigidos na forma padrão da língua portuguesa, a capacidade do(s) autor(es) em compreender e expressar um conjunto de questões ou problemas referentes ao tema, priorizando os trabalhos que melhor expressem o tema proposto.

 

Art. 2 – As Comissões Julgadoras formadas em cada instituição de ensino de acordo com o tema “Soluções naturais para água: caminhos para construção de sociedades sustentáveis” irão escolher os melhores trabalhos em cada categoria de cada modalidade dentro das subdivisões para representar a instituição na Olimpíada.

 

Na modalidade I Arte: Pintura/ Escultura/ Cartaz / Maquete e Música.

Na modalidade II Produção de Texto: Redação/ Poema/ Quadrinhos/ Literatura de Cordel.

 

Art. 3 – Os trabalhos classificados na fase inicial (Instituições de Ensino) serão submetidos a nova avaliação pela Comissão Julgadora indicada pela Comissão Organizadora da XI Olimpíada Ambiental, formada por representantes das diversas áreas do conhecimento.

 

Art. 4 – Os trabalhos apresentados em todas as categorias e modalidades para a Comissão Julgadora serão analisados com base na capacidade de expressão e clareza das ideias e dos argumentos, buscando valorizar os trabalhos redigidos que devem respeitar a forma padrão da língua portuguesa, a capacidade do(s) autor(es) em compreender e expressar um conjunto de questões ou problemáticas referentes ao tema, priorizando os trabalhos que melhor expressem o tema proposto.

 

Art. 6 – Fica assegurado às Comissões Julgadoras de cada instituição o direito de estabelecer um conjunto de procedimentos que garantam o bom desenvolvimento de seus trabalhos, resguardando o regulamento da XI Olimpíada Ambiental.

 

 

CAPÍTULO IX – DA ENTREGA DAS PREMIAÇÕES

 

Art. 1 – No dia do encerramento da XI Olimpíada Ambiental as premiações acontecerão em duas fases nas modalidades Arte e Produção de texto (Alunos):

 

Parágrafo 1º – Na primeira fase, haverá a entrega das medalhas referente à participação na XI Olimpíada Ambiental para os 07 (sete) trabalhos vencedores feitos de forma individual ou em grupos escolhidos pela comissão julgadora para receber a premiação do 10º ao 4º lugar nas categorias e modalidades de: Arte e Produção de Texto.

 

Parágrafo 2º – Na segunda fase haverá a premiação em caderneta dos trabalhos vencedores em:

 

  • Os alunos vencedores em 3º lugar, conforme a classificação na modalidade/categoria, receberão uma medalha de bronze, além do prêmio de R$ 500,00 (quinhentos reais) em Caderneta de Poupança. E o representante da instituição de ensino do aluno premiado receberá o troféu da XI Olimpíada Ambiental de Sergipe.

 

  • Os alunos vencedores em 2º lugar, conforme a classificação na modalidade/categoria, receberão uma medalha de prata, além do prêmio de R$ 700,00 (setecentos reais) em Caderneta de Poupança. E o representante da instituição de ensino do aluno premiado receberá o troféu da XI Olimpíada Ambiental de Sergipe.

 

  • Os alunos vencedores em 1º lugar, conforme a classificação na modalidade/categoria, receberão uma medalha de ouro, além do prêmio de R$ 1.000,00 (um mil reais) em Caderneta de Poupança. E o representante da instituição de ensino do aluno premiado receberá o troféu da XI Olimpíada Ambiental de Sergipe.

 

Art. 2 – No dia do encerramento da XI Olimpíada Ambiental as premiações acontecerão em duas fases na modalidade projeto – (Professor).

Parágrafo 1º – Os professores vencedores em 2º e 3° lugar, conforme a classificação na modalidade/categoria, receberão troféu, além do prêmio de R$ 700,00 (setecentos reais) e R$ 500,00 (quinhentos reais), respectivamente, em Caderneta de Poupança.

Parágrafo 2º – O(s) professor(es) vencedor(es) em 1°lugar, conforme a classificação na modalidade/categoria, receberão troféu da XI Olimpíada Ambiental de Sergipe, além do prêmio de um notebook (em caso de grupo, será entregue apenas 01 (um) notebook).

A XI Olimpíada Ambiental de Sergipe é um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), porém não se responsabilizará por qualquer eventualidade de força maior, como nos casos de catástrofes naturais, acidentes ou mortes eventualmente ocorridos no trajeto aos locais dos eventos de abertura e encerramento da Olimpíada Ambiental.

 

CAPÍTULO X – DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1 – O Lançamento da XI Olimpíada ocorrerá no dia 05 de junho de 2018, a partir das 9h no Teatro Atheneu e o Encerramento e Premiação no dia 18 de setembro de 2018, a partir das 9h no Teatro Tobias Barreto.

 

Art. 2 – As escolas ficam comprometidas em retirar seus trabalhos do mesmo local em que entregaram, nos dias 24 a 28 de Setembro de 2018, no horário das 8h às 13h, passando esses dias, os trabalhos serão destinados à reciclagem e/ou doação, sem disponibilização de qualquer quantia por direitos autorais.

 

Art. 3 – O cadastro e a inscrição deverão ser realizados a partir do dia 06 de junho de 2018 ao dia 31 de julho de 2018 até as 18h, conforme o regulamento, através do site: www.olimpiadaambiental.se.gov.br fazendo o preenchimento do:

Cadastro com o CPF de todos os alunos participantes nas modalidades de Artes e Produção de Texto juntamente ao professor responsável pelo acompanhamento e orientação dos trabalhos individual ou em grupo, como também cadastro com CPF de todos os professores participantes na modalidade de projetos. Para ser realizado e finalizado o processo de cadastro e inscrição, o participante deverá seguir todos os passos do sistema para conclusão dos mesmos. O sistema emitirá a ficha de inscrição para o e-mail informado no cadastro. O Cadastro e Inscrição dos alunos deverão ser acompanhados pelos professores responsáveis pela orientação dos trabalhos nas instituições de ensino, respeitando rigorosamente o que está determinado no Regulamento da XI Olimpíada Ambiental.

 

Parágrafo 1º: Os trabalhos somente serão recebidos juntamente à ficha de inscrição devidamente preenchida e com o número de inscrição em anexo, realizado somente no site da Olimpíada Ambiental.

 

Art. 4 – Todos os participantes que estejam cadastrados, inscritos ou não, autorizam o uso da imagem e voz em todos os atos da XI Olimpíada Ambiental, para fins de divulgação e publicidade das ações realizadas em caráter definitivo e gratuito, constante em fotos e filmagens.

 

Parágrafo único: As imagens e voz poderão ser exibidas parcial ou total, em apresentações audiovisuais, publicações e divulgações em exposições e festivais com ou sem premiações remuneradas nacionais e internacionais, assim como disponibilizadas no banco de imagens de pesquisas da internet e em outras mídias futuras.

 

Art. 5 – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos –SEMARH e a Coordenação da XI Olimpíada Ambiental não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores que impossibilitem o cadastro e inscrição.

 

Art. 6 – Todos os casos difusos deverão ser encaminhados à Coordenação da XI Olimpíada Ambiental.

 

Art. 7 – Está expressamente proibido o recebimento de trabalhos feitos com isopor, e qualquer trabalho com nome do aluno, nome ou logomarca da escola.

CAPÍTULO XI – CRONOGRAMA

Etapas Data Local
Lançamento da XI Olimpíada 05 de Junho         de 2018 às 9h Teatro Atheneu
Cadastro/Inscrições Início: 06 de junhoEncerramento: 31 julho de 2018 Site da Olimpíada (www.olimpiadaambiental.se.gov.br)
Entrega do Material 01 a 10 de agosto de 2018Das 8h às 13h Local: na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos –  SEMARH – situada na Av. Heráclito Rollemberg, nº: 4444, bairro Inácio Barbosa (ao lado do terminal DIA), Aracaju/SE.
Avaliação para a seleção dos classificados e dos vencedores 20 de agosto a 31 de agosto de 2018 Na SEMARH e/ou Galpão.
Relação dos Classificados 11 de setembro de 2018, até as 16h Site da Olimpíada(www.olimpiadaambiental.se.gov.br)
Encerramento da XI Olimpíada 18 de setembro de 2018, às 9h Teatro Tobias Barreto
Período para as Escolas retirarem os materiais do local em que entregaram. 24 a 28 de setembro, no horário das 8h às 13h. Do local que será definido e divulgado no site da Olimpíada

 

 

 

 

 

CAPÍTULO XII – DEMONTRATIVO DAS PREMIAÇÕES

 

I – MEDALHAS

 

Colocação Quantidade
1° Lugar 30 medalhas de ouro para as primeiras colocações
2° Lugar 30 medalhas de prata para as segundas colocações
3° Lugar 30 medalhas de bronze para as terceiras colocações
4° ao 10° Lugar 160 medalhas de acrílico
QUANTIDADE TOTAL DE MEDALHAS 250 MEDALHAS

 

II – TROFÉUS

 

Quantidade  
24 Instituições de ensino dos alunos com trabalhos vencedores nas premiações de 1°, 2° e 3° lugar
3 Para os professores nas premiações de 1°, 2° e 3° na categoria de projetos

 

III – CADERNETAS

Quantidade Colocação Valores unit. (R$) Valor Total (R$)
08 (oito)  lugar (Alunos) 1.000,00 (um mil reais) 8.000,00 (oito mil reais)
09 (nove)  lugar (Alunos e Professores) 700,00 (setecentos reais) 6.300,00 (seis mil e trezentos reais)
09 (nove)  lugar (Alunos e Professores) 500,00 (quinhentos reais) 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais)
VALOR TOTAL GERAL DAS CADERNETAS 18.800,00 (dezoito mil e oitocentos reais)