A XI Olimpíada Ambiental de Sergipe apresenta 03 (três) modalidades, tendo como tema central “Soluções naturais para água: Caminhos para construção de sociedades sustentáveis” conforme suas subdivisões, determinadas da seguinte maneira:

 

Modalidade 1 – Arte: Os trabalhos devem ser confeccionados conforme o tema da XI Olimpíada Ambiental, escolhendo umas das subdivisões desta modalidade:

 

Pintura: Quadros com moldura ou armação em tecido, azulejo, madeira, cerâmica, papelão ou em papel com condições de exposição.

 

Escultura: Em material de aço, cerâmica, madeira, papelão, entre outros materiais que possam ser reciclados.

 

Cartaz: Mensagens, frases criativas feitas em cartolina, papel grosso, papelão ou outro tipo de papel semelhante em condições de exposição, podendo conter pintura e colagem.

 

Maquete: Papelão e outros materiais que possam ser reciclados, em condições de serem transportados sem precisar montagem.

 

Música: Gravação em vídeo com celular de música autoral ou paródia, com fundo de gravação instrumental ou instrumento ao vivo, utilizando os recursos de smartphones/instagram.

 

Parágrafo 1º – Os alunos do ensino infantil só poderão concorrer na modalidade I Arte, no trabalho especificado na subdivisão condizente com a categoria.

 

Parágrafo 2º – Não serão aceitos trabalhos feitos com isopor, pois este tipo de material não pode ser reciclado aqui no Estado de Sergipe.

 

Parágrafo 3º –  Para a subdivisão “música”, os inscritos deverão:

– Seguir a SEMARH no Instagram (@semarhsergipe);

– O período para postar e marcar a SEMARH será de 1º a 10 de agosto;

– Deixar o Instagram aberto no período de 1º a 31 de agosto;

– Os 10 mais curtidos irão passar pela avaliação da comissão julgadora;

– Constar na legenda o número de inscrição (sem identificação da escola);

– Caso a música seja em grupo, todos os integrantes deverão ser marcados e aparecerem no vídeo;

– O conteúdo musical está restrito ao tema da XI Olímpiada Ambiental. Portanto, será vetada automaticamente toda e qualquer publicação desvinculada ao tema;

– Está expressamente proibido: letras de apelo sexual, apologia à violência, crimes, bebidas alcoólicas e drogas, discriminação racial e de gênero, sendo desclassificadas conforme regulamento.

 

 

Modalidade II – Produção de Texto – Os trabalhos devem explorar qualquer uso e forma de acordo com o tema da XI Olimpíada Ambiental e de fácil entendimento, respeitando as normas gramaticais, concordância e ortografia, de acordo com as subdivisões abaixo, sendo aceitos nesta modalidade exclusivamente trabalhos em:

 

Redação – Dissertação/argumentação: Textos com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, que deverão ser entregues em 01(uma) cópia digitada ou em papel pautado com letra cursiva.

 

Poema: Textos com no máximo duas laudas, que deverá ser entregue em 01(uma) cópia digitada ou em folha de papel pautado com letra cursiva.

 

Literatura de Cordel: Modelo em livre escolha, que deverá ser entregue em 01 (uma) cópia digitada ou em folha de papel pautado com letra cursiva.

 

Quadrinhos: Livre formatação (manual ou digital) e entregar em 01 (uma) cópia.

 

Modalidade III – Projetos (categoria exclusiva dos professores) – Trabalhos de Educação Ambiental, novos ou em desenvolvimento, com no mínimo 6 e máximo 8 laudas, que tenham como objetivo apresentar estratégias pedagógicas que possam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem propondo a conscientização, sensibilização e ação socioambiental para construção de uma cidadania voltada para sustentabilidade, respeitando as normas da ABNT. Os trabalhos deverão ser entregues em 01(uma) cópia digitada.

 

Parágrafo 3º – Todos os trabalhos poderão ser apresentados de forma individual e/ou grupo, desde que sejam inéditos.

 

Parágrafo 4°: Só serão aceitos trabalhos em grupo com no mínimo 2 (dois) e no máximo 05 (cinco) alunos participantes da mesma categoria conforme especificado no artigo 2º e de até no máximo 03 (três) de professores participantes. Acima desses quantitativos, serão automaticamente desclassificados.